Páginas

sábado, 17 de janeiro de 2015

Na cozinha com... #55

Bacalhau no forno com espinafres e broa



Mais uma vez trago-vos uma receita com bacalhau. Como ando numa alimentação mais saudável, os pratos que faço menos "saudáveis" tenho aproveitado para usar o bacalhau visto que é algo que só tenho se trouxer de Portugal (qui há, mas é fresco). Pronto e se é para sair da "dieta" que seja algo que eu realmente goste e que me faça sentir mais próxima de Portugal. Desta vez decidi fazer este prato e foi uma estreia. Nunca o tinha feito, mas até acho que me sai bem (pelo menos quem o comeu disse que estava bom eheh)! Para os interessados, aqui deixo a receita.

Ingredientes:

- Bacalhau demolhado 3 postas
- Batatas médias 4
- Cebolas médias 2
- Dentes de alho 3
- Folha de louro 1
- Espinafres frescos 1 embalagem (750 g)
- Sal e pimenta q.b.
- Azeite q.b.
- Miolo de broa q.b.

Preparação:

Num tacho com água, coza as postas de bacalhau com os alhos esborrachados e a folha de louro, durante cerca de cinco minutos. Deixe arrefecer e limpe o bacalhau de espinhas e peles, desfaça-o em lascas.
Numa panela com água e sal, coza as batatas descascadas. Depois de cozidas, deixe-as arrefecer e corte-as às rodelas.
Numa frigideira, aloure as cebolas, cortadas às rodelas finas, com um fio de azeite, deixe cozinhar até a cebola amolecer e reserve. Num tabuleiro de ir ao forno, disponha em camadas uma parte das batatas, por cima as lascas do bacalhau, depois as restantes batatas e por cima as cebolas escorridas.
Na mesma frigideira das cebolas, aproveitando o mesmo azeite, acrescente os alhos picados de cozer o bacalhau, deixe alourar e acrescente os espinafres.
Deixe cozinhar cerca de cinco minutos, tempere de sal e pimenta, envolva e deixe cozinhar mais cinco minutos.
Deite este preparado por cima das cebolas e polvilhe com o miolo da broa. Regue com um fio de azeite e leve ao forno, previamente aquecido a 200º C, cerca de 25-30 minutos, até a broa ficar douradinha.

2 comentários:

  1. Óptima opção para "fugir" ao tipico bacalhau com natas super calórico. =)
    Obrigada pela sugestão.

    ResponderEliminar

Permite-te sonhar*