Páginas

sábado, 14 de setembro de 2013

Dicas para manter o bronzeado #

Pois é! Ao que parece o Verão tem os dias contados (e com muita pena minha!) e por isso deixo aqui algumas dicas de como podemos manter o bronzeado bonito e dourado que adquirimos nestes meses de Verão (seria uma pena voltarmos a ficar com um tom de pele "cor de lula", certo?). Ora vejam então as dicas:


- Beber bastantes líquidos - Para se ter uma pele bonita e saudável devemos andar bem hidratadas/os. Beber muita água e sumos, para além de reporem a água perdida através da transpiração, auxilia no metabolismo e no bom funcionamento de todo o organismo.


- Consumir alimentos ricos em betacaroteno - Os betacarotenos são pigmentos carotenóides e podem ser convertidos em vitamina A pelo organismo. Esta substância é a responsável pela cor amarela/laranja em algumas frutas e legumes. Comer alimentos ricos em betacaroteno, ajuda a proteger a pele contra os raios ultravioletas, é antioxidante e também estimula a produção da melanina, substância responsável pela pigmentação da pele. O betacaroteno está presente em algumas frutas e legumes como a cenoura, abóbora, beterraba, mamão, pêssego, manga, damasco, batata doce e melão. Alguns vegetais com folha escura também são fontes de betacaroteno, entre eles, a couve, repolho, espinafre, nabo, agrião e brócolos.
É recomendável que o consumo destes alimentos comece dias antes da exposição ao sol, aumentando assim o seu poder de absorção pelo organismo e favorecendo assim a permanência do bronzeado por mais tempo.
O consumo excessivo de betacaroteno pode, no entanto, deixar a pele amarelada, principalmente as palmas da mão e plantas dos pés. Por isso, já sabem! Não devemos abusar do seu consumo ;)

- Consumir alimentos ricos em vitaminas C e E, ômega 3 e licopeno - A vitamina C e E contêm agentes antioxidantes que ajudam a proteger a nossa pele. Além disso, o ômega 3 auxilia na absorção do betacaroteno. Alimentos ricos em licopeno auxiliam na protecção da pele contra a radiação.
Peixe, nozes, soja e a linhaça são alimentos ricos em ômega 3. Já a laranja e o limão são óptimas fontes de vitamina C. A vitamina E é encontrada em grãos integrais e o licopeno em melâncias e tomates.

- Hidratar a pele com cremes e/ou óleos hidratantes - Durante o período de praia, logo após o banho, devemos hidratar bem a pele com hidratantes pós-sol. Eles contém substâncias calmantes que diminuem os danos causados pelo exposição intensa ao sol. Os hidratantes pós-sol são recomendados para peles muito agredidas, que tenham sofrido alguma queimadura pelos raios solares. Mas os hidratantes comuns também podem ser usados após o dia na praia e combinando-os com os cremes pós-sol, podemos garantir o bem estar da nossa pele e preservar o bronzeado.

- Evitar banhos quentes - Quando apanhamos sol, a pele fica mais fragilizada pela exposição aos raios ultravioletas, por isso, quanto mais nós pouparmos a pele de outras agressões, melhor. Por isso, devemos evitar banhos quentes. A água quente só resseca e prejudica a pele que já está sensível. Banhos muito demorados retira a camada de gordura que protege sua pele. Por isso, prefira banhos curtos e frios.

- Usar autobronzeadores - Como manter o bronzeado após o Verão? Podemos recorrer ao uso dos autobronzeadores! Eles são uma forma rápida, prática e segura de deixar a pele com um lindo tom dourado. Os autobronzeadores são uma opção segura e saudável. Eles possuem uma substância chamada diidroxiacetona (DHA) que reage com a pele produzindo melanina de maneira natural e sem precisar de apanhar sol.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Permite-te sonhar*