Páginas

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Do "não há impossíveis"...

A verdade é que eu sempre fui a "ovelha negra" da turma em Educação Física... Era sempre aquela que era deixada para último e só não ficava fora porque tinha mesmo de ser. Parecia que por mais que eu tentasse, nunca conseguia sequer ser meramente "satisfatória". Acho que só não tirei negativas porque era uma aluna bem comportada e porque realmente os professores até viam que eu me esforçava. 
Claro que o facto de os meus pais nunca terem me deixado inscrever em nenhum desporto enquanto miúda (queria ter ido para a natação), não ajudou à minha aptidão à actividade física. Claro que a minha auto estima também não foi melhorando aos longo dos anos na escola no que dizia respeito às actividades físicas. Quando uma pessoa começa a fracassar é difícil não desmotivar (especialmente quando se tem um monte de miúdos enquanto  plateia prontos para se rirem do fracasso alheio). 
A verdade é que após ter terminado a Faculdade e começar a ganhar o meu próprio dinheiro decidi inscrever-me no ginásio. Comecei por ir apenas duas vezes por semana. Após menos de um ano, passou para três. Entretanto mudei-me para a Inglaterra e isso trouxe-me a possibilidade de ter acesso a um ginásio com muito mais opções e livre trânsito. Comecei por 3x por semana e com o tempo foi aumentando. Agora só faço um dia de descanso ao longo da semana. Se foi fácil esta mudança? Não. Foi preciso muita perseverança e força de vontade. Se estava melhor em casa a relaxar? Ao início, sim mas com o passar do tempo não me custava nada. Comecei aos poucos e poucos vendo resultados no meu corpo (passei a adoptar uma alimentação mais saudável, também) e isso sem dúvida foi uma motivação extra. Ainda me lembro das primeiras aulas de Body Pump... Saía de lá de rastos e andava cheia de dores durante dias. Mas ainda assim continuei a ir e agora posso dizer-vos que uma aula de Body Pump dá-me imenso prazer e que até me safo bem! Para além destas aulas comecei a experimentar outras, tais como, Spinning, Body Combat, Step, Zumba, Body Balance, Body Vive, Circuitos e até Aqua Fit já experimentei. Se me obrigou a sair da minha zona de conforto? Sem dúvida que sim, mas também é aí que surgem os desafios e estes podem ser bastante aliciantes. Como se todas estas novas experiências não chegassem, decidi aventurar-me também nas corridas na rua. Há 3 anos posso-vos garantir que não corria nem na passadeira mais de 10 minutos sem ficar a achar que um pulmão me ia saltar pela boca! Comecei aos poucos e poucos em Maio, sempre a tentar correr cada vez mais tempo, por vezes até mais rápido. Fui insistindo aos poucos e poucos e as coisas foram melhorando. Mais recentemente juntei-me a um grupo (sempre a achar que seria a tartaruga do grupo), no entanto, cada vez me tenho surpreendido cada vez mais comigo mesma! Já corri 3 vezes 17km e ao contrario do que eu sempre achei, aguentei-me bastante bem! Cheguei sempre ao final a achar que conseguia correr ainda mais e que nem tinham parecido tantos quilómetros. Ah e é claro que nunca fui a tartaruga do grupo! Ih ih ih!

E agora vocês perguntam assim: Mas então mas para quê toda esta história? Apenas vos queria deixar o meu testemunho. Algo que realmente aconteceu. Sem meias verdades ou meias mentiras. A pura verdade é que só não somos capazes de fazer algo se realmente não abraçarmos esse desafio. Agora sei que tudo aquilo que possa depender de nós, pode ser alcançado. E digo-vos já que não há melhor sentimento do que sentirmos que cada vez mais nos superamos a nós próprios.


2 comentários:

  1. Atenção que também existe o overworkout. Fazer exercício todos os dias tem os seus riscos se não for bem monitorizado. Espero que estejas ciente disso ;)

    ResponderEliminar
  2. :) É inspirador no mínimo... beijinho

    ResponderEliminar

Permite-te sonhar*