Páginas

domingo, 26 de abril de 2015

Positivismos

A verdade é que depois de estar pela Inglaterra já há mais de um ano (sim, o tempo voa!), se há coisa que deu para reparar acerca dos ingleses (entre outras coisas, é claro) é que são um povo bem mais positivo que o povo português. Têm sempre um sorriso nos lábios não importa o quê, sorriem na rua a estranhos, dizem bom dia mesmo não te conhecendo de lado nenhum... São positivos e pronto! Confesso que ás vezes até me "irrita" um bocado. Sim, eu que sou uma pessoa bem mais temperamental (temperamental é uma forma fofinha de me caracterizar ihih) não tenho esse positivismo em mim. Tenho até uma certa tendência a ser negativista. Ou pelo menos, tinha. Porque depois de já cá estar à mais de um ano e depois de todos os dias lidar com "tanto" positivismo, a verdade é que embora muitas vezes ache que esse positivismo seja um pouco "forçado", o facto é que até me feito bem. Tenho me tornado uma pessoa mais optimista e isso é bom. Muito bom mesmo. Ajuda sem dúvida a encarar tudo na vida de uma forma muito mais leve, mais optimista, mais saudável. O facto de os ingleses serem mais positivos e optimistas em relação a tudo de um modo em geral, a meu ver tem duas razões: a sua educação e o facto de o país não se encontrar em crise (ou pelo menos uma crise como a que se estabeleceu em Portugal). Foram habituados desde cedo a ser politicamente corretos, a manterem a postura e a ser positivos. E depois o facto de o País não estar mergulhado numa crise profunda, ajuda e muito a conseguir manter esse positivismo. E enquanto que os portugueses no meio de tanta crise, fica difícil de suportar e lidar com tantas incertezas, medos, desilusões e por aí adiante. E Portugal podia ser tão mas tão mais que isso... A minha esperança é que um dia isso mude e que aí todos os portugueses possam viver com muito mais optimismo a vida. Porque isso sem dúvida nos permite viver mais o presente a pensar num futuro muito mais risonho!

1 comentário:

  1. Então imagina se tivesses aí a quantidade de sol que tens aqui. Isso seria uma explosão de positivismo :P

    ResponderEliminar

Permite-te sonhar*