Páginas

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Desabafo #18

Sem querer correr o risco de levar um apedrejamento... Ok que o Sr. Eusébio foi uma grande futebolista e que fez muito pelo futebol em Portugal e para o Mundo também (eu bem sei reconhecer isso), mas quer dizer... No fundo era uma pessoa normal, tal como eu e qualquer um de vocês... Aliás muitos de nós fazem algo bem mais "significativo" todos os dias, mas só por não sermos conhecidos já não temos esse reconhecimento. Atenção, não condeno as homenagens nem os minutos de silêncio em sua honra, mas acho que também nos devíamos unir para outros fins. Para um futuro melhor, por exemplo, que é bem preciso.


Ah e 3 dias de luto nacional? E quando foi pelo José Saramago só houve um? Não me parece justo. Já que concedem dias de luto a algumas figuras públicas, pelo menos que quando decretassem luto nacional, que fosse o mesmo número de dias para todos...

12 comentários:

  1. Sabes que me Portugal dá-se muita importância ao futebol

    ResponderEliminar
  2. A mim parece-me justo, mas respeito opiniões contrárias, como é lógico. No entanto, a questão é que o Eusébio é um símbolo de Portugal. Do Benfica, do futebol, mas sobretudo de Portugal. Basta ver o impacto que a sua morte teve noutros clubes, fora daqui. Até um clube brasileiro decretou 3 dias de luto por ele. Clubes como Real Madrid ou Manchester United fizeram um minuto de silêncio, os seus jogadores colocaram uma fita preta no braço, em sinal de luto. E o mais impressionante é olhar para este impacto que Eusébio teve, tem e terá e perceber a época em que o fez. Numa altura em que éramos um país bastante fechado. Numa época em que as notícias não circulavam à velocidade de hoje. Numa época em que não se sabia tudo o que se passava do outro lado do mundo. E conseguir, mesmo assim, levar o nome de Portugal tão longe, conseguir tal reconhecimento é notável. Conseguir trazer a um povo triste e cinzento um motivo para celebrar, um motivo de orgulho, algo que o faça levantar a cabeça e ter a noção de que somos capazes, de que não somos menos do que ninguém. Hoje parece banal, naquela altura não o era certamente. E o facto de ser um futebolista é um pormenor... damos muita importância ao futebol? Sim. Mas ele era do futebol, como a Amália era do fado. Eram génios dentro da profissão que tinham. Com pessoas que os idolatram em todas as partes do mundo. Fazem parte da História também. Da nossa História. São um bocadinho de nós, enquanto país. Acho que todas as homenagens foram arrepiantes e merecidas. E ainda assim poucas. Porque há coisas que não se conseguem agradecer devidamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não discordo relativamente à sua importância para Portugal, para o Futebol e para o Mundo, no entanto, tenho é pena que as pessoas não se unam (dentro desta amplitude) para outro tipo de coisas, como por exemplo, o futuro de Portugal...

      Eliminar
    2. Infelizmente somos um país onde só conta o futebol! É impressionante como um futebolista ganha mais que um investigador na área do cancro (por exemplo). Estamos a assistir a uma completa inversão, daquilo que já foram, valores!!!

      Eliminar
    3. Arre para mamã!! isso já seria tema para outra discussão... ;)

      Eliminar
  3. P.S.- O que não significa que não concorde contigo quando dizes que nos devemos unir para outras coisas, nomeadamente no que ao futuro como país e como nação diz respeito... Concordo e muito! Mas não consegui não alargar o meu comentário... ;)

    ResponderEliminar
  4. Há que ver a historia dele principalmente com o salazar, e depois ja da para preceber o porque dos 3 dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo, no entanto, acho que quando se é declarado luto nacional, o tempo deveria ser o mesmo para todos... É mais uma questão de igualdades...

      Eliminar
  5. Concordo contigo! Acho que se existe o luto nacional deviam ser em mesmo numero para ambas as figuras publicas... só estão a dar mais importância que ao Saramago tanto em Portugal como lá fora porque cada vez mais o futebol é um monopólio que move milhões e infelizmente a literatura ainda não o é.... as grandes massas não aderem logo não é possível fazer o mesmo alarido que se faz com um jogador de futebol.
    Não desprezando o grande jogador que ele foi e reconhecendo que nos "colocou no mapa" no entanto continuo a achar muito despropositado, assim como as quase 24 horas de directo na televisão.

    ResponderEliminar
  6. Acho que fizeram da morte do Eusébio um "espectáculo"... não me admiro nada se daqui a uns tempos aparecer um filme sobre a vida do sr.... Foi uma figura importante para Portugal? Foi... Se achei aquilo tudo excessivo?? achei.... Já para não falar do ridículo que foi aquele enterro...à chuva...feito às pressas...com centenas de pessoas a pisar e a desrespeitar as campas de outras pessoas... Acho que se tivesse ali um familiar meu enterrado não ia gostar de ver aquilo... ainda para mais o corpo muito provavelmente vai ser transladado para o Panteão Nacional e nessa altura devemos de assistir outra vez a um espectáculo similar... Mas com isto tudo não quero tirar o mérito ao Eusébio, mas lá está gostava de ver o povo português emocionar-se assim com outras mortes/causas...como por exemplo os bombeiros ou os militares que perderam a vida no exercício das suas funções... esses também eram bons no que faziam e no entanto quase ninguém sabe o nome deles...

    ResponderEliminar
  7. Não tenho nada a acrescentar ao teu post. É isso mesmo ;)

    ResponderEliminar
  8. Também concordo com o quee escreveste, contudo é Portugal, um pais em que o desporto e capas de jornais é o futebol. Por isso nada me surpreende.

    Participa no giveaway:
    www.tuttifruttibyam.blogspot.com

    ResponderEliminar

Permite-te sonhar*