Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dia Mundial do Beijo

Sim, ao que parece hoje é o dia mundial do beijo (eu que nem sabia que tal dia existia). A propósito deste dia deixo aqui um texto que encontrei.


"A química do beijo"


"Da tipologia dos beijos, os de carinho e afecto e os de amor continuam a celebrar relações de intimidade. Nos contos de fadas são aqueles que têm capacidade de acordar dos feitiços, de transformar um sapo em garboso príncipe e de resgatar da morte uma belíssima princesa. Os primeiros são cultivados entre os amantes, e acompanhados de muitos gestos que vêm completá-los e reforçá-los, mas também celebram o amor entre as mães e os seus filhos. Os segundos implicam a pressão dos lábios dos dois amantes, envolvem a língua e os músculos, têm uma conotação romântica e são um forte estímulo sexual. Acontecem quando duas pessoas gostam uma da outra, se apaixonam, e une-as numa troca de sentidos, segredos, emoções e sabores. Será por isso que continuamos a tirar tanto prazer do acto de beijar?
Quando duas pessoa se beijam mensagens são enviadas para o cérebro e o corpo uma da outra. Pelo menos é o que mostram os estudos, que verificaram ainda que os níveis de oxitocina (uma hormona que serve para unir) subiam nos homens durante o beijo, enquanto nas mulheres decresciam, mesmo depois de terem beijado, enquanto os níveis de cortisol (outra hormona) baixavam em ambos os sexos, independentemente do grau de intimidade, comprovando que beijar reduz o stress. Para alguns cientistas, a “fusão dos lábios desenvolve-se porque isso facilita a selecção do parceiro”. O psicólogo Gordon G. Gallup diz que “beijar envolve uma troca de informação olfactiva e táctil, e tipos de postura de adaptação que podem accionar mecanismos inconscientes que permitem que a pessoa tome decisões sobre o grau de incompatibilidade genética entre os dois”. Por outro lado, a saliva contém um conjunto de genes estreitamente ligados que ajudam a controlar o sistema imunitário. Simplificando: faz bem à saúde. Segundo Martie Haselton, da Universidade da Califórnia, este facto poderá explicar o hábito de beijar prolongadamente: “Beijar é um teste de sabor.”
O beijo também amplia outros sinais de atracção, pela proximidade, como por exemplo o odor. “ No momento do beijo desencadeia-se uma abundante e complexa troca de informação postural, física e química”, diz Gallup. Supõe-se ainda que “pequenas quantidades de testosterona chegam à saliva dos homens, sendo possível que para muitos beijar seja a forma de passar algum desse afrodisíaco natural” para a mulher, aumentando-lhe a excitação e tornando-a mais receptiva à intimidade. A mensagem do beijo não é apenas interna, pode transmitir informações sobre o estado e o futuro de uma relação. Se o primeiro beijo corre mal, o mais certo é não haver um segundo. A terapeuta familiar Marta Borges Pires diz que há factores psicológicos presentes na forma como respondemos ao beijo “Quando beijados por uma pessoa por quem sentimos atracção e com quem nos sentimos seguros, correspondemos ao beijo. Quando isso não acontece, a resposta é evitar. Existe uma componente biológica pela qual passa uma maior produção de hormonas e afinação de determinados neurotransmissores que nos trazem em termos físicos determinadas sensações, quando beijamos e somos beijados. Mas também há factores sociais e culturais na resposta ao beijo. Quando precisamos de manter as nossas relações, o beijo tem uma importância fundamental. Por fim, o beijo permite-nos sentir conforto e reduzir a tensão.”
Factos curiosos acerca dos beijos:
• Durante o beijo, as células nervosas dos lábios, boca e língua enviam mensagens para o cérebro e para o corpo;
• É um veículo de transporte das feromonas de uma para outra pessoa;
• Na boca, trocado por pessoas que se amam, pode fazer aumentar o ritmo cardíaco de 70 para 150 vezes por minuto, provocando a dilatação das pupilas;
• Estimula o sistema imunológico, tornando-o mais resistente às doenças e combatendo o stress;
• Provoca a libertação de substâncias neuroquímicas que dão uma sensação de relaxamento e de euforia."
Fonte: Máxima
E por isto e muito mais, beijem muito ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Permite-te sonhar*