Como vocês já sabem, eu ando a praticar (ou a tentar) uma alimentação mais saudável e por isso mesmo o tema "alimentação saudável" tem sido um dos temas mais pesquisados por estes lados. Quais os alimentos que podem ajudar na dieta, quais as refeições que posso fazer, as quantidades e afins. Tenho encontrado vários artigos bem interessantes e tenho até tido algumas "surpresas" relativamente aos benefícios/malefícios de vários alimentos. Como sei que alguns de vocês também andam a tentar levar uma alimentação mais saudável deixo-vos aqui alguns dos alimentos que podem ser uma mais-valia numa dieta saudável. Ora vejam:
Linhaça: Esta semente é perfeita para adicionar aos iogurtes, batidos e/ou saladas. Por ser integral, ajuda a manter a energia e também a sensação de saciedade.
Salada: Começar a refeição com uma salada ajuda a sinalizar o cérebro que estamos a ingerir calorias e nutrientes. O cérebro leva cerca de 20 minutos para receber sinais do estômago a dizer que está cheio, fazendo desta forma com que a salada seja perfeita para cortar o sinal de fome. A salada contém muitas fibras e poucas calorias e por isso mesmo é um óptimo aliado das dietas.
Maçãs: São capazes de suprimir a fome por diversos motivos: por serem ricas em fibras, por regularem a glicose e aumentarem os níveis de energia e por precisarem de muita mastigação (fazem com que o cérebro perceba mais rapidamente que está a ser alimentado e que não precisa de mais alimentos).
Ovos: Estudos dizem que pessoas que comem ovos no café da manhã sentem-se mais satisfeitos por até 24 horas em comparação a quem come um pãozinho, além de tenderem a ingerir até 330 menos calorias ao longo do dia.
Água: Segundo alguns estudos, pessoas que bebem dois copos de água antes das refeições consomem 75 a 90 caloiras a menos por refeição. Para além disso, beber água (1.5L) regularmente ao longo do dia mantém-nos hidratados.
Batata-doce: Por conter substâncias resistentes às enzimas digestivas, a batata-doce permanece mais tempo no estômago, dando assim maior sensação de saciedade. Para além disso, a batata-doce é rica em vitaminas A e C.
Sopa de legumes: Uma sopa de legumes (de preferência sem batata) traz saciedade com uma quantidade mínima de calorias, além de nos manter hidratados. O aconselhável é começarmos a refeição com um pouco de sopa para termos menos fome para o prato principal.
Tofu: É uma excelente fonte de proteínas e isoflavonas que reduzem o apetite e a ingestão de alimentos.
Chá verde: Ajuda a inibir o movimento da glucose para dentro das células de gordura, prevenindo os picos de insulina e a acumulação de gorduras, reduzindo assim o apetite. O chá verde é também estimulante da função intestinal e é rico em antioxidantes.
Aveia: Mesmo sendo rica em carboidratos, a aveia demora algum tempo a ser digerida, levando à sensação de saciedade contínua. A aveia ajuda na sensação de saciedade e é um alimento de baixo índice glicêmico.
Salmão: É rico em ômega 3 e é um alimento supressor da sensação de fome.
Canela: É aconselhável salpicar canela sobre alimentos e bebidas para ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue, controlando assim o apetite e aumentando a velocidade do metabolismo.